PROJETO DE LEI: 041/2025

Informações da matéria
Autor: WELINGTON DE PERES
Data: 08/04/2025
Visualizações:
Ementa

PROIBI A COBRANÇA DE SACOLAS BIODEGRADÁVEIS, DE PAPEL OU DE QUALQUER OUTRO MATERIAL QUE NÃO POLUA AO MEIO AMBIENTE PARA EMBALAGEM E TRANSPORTE DE PRODUTOS ADQUIRIDOS EM ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS NO MUNICÍPIO DE SAQUAREMA

Justificativa

A APROVAÇÃO DE LEGISLAÇÃO ESTADUAL E MUNICIPAL, QUE IMPÔS NOVOS MODELOS DE EMBALAGEM BIODEGRADÁVEIS, A SEREM OFERECIDAS PELOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, TROUXE MUITOS BENEFÍCIOS PARA O MEIO AMBIENTE.
VISANDO AUMENTAR O FATURAMENTO, OS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS COMEÇARAM A COBRAR PELAS SACOLAS BIODEGRADÁVEIS. VALE RESSALTAR QUE ANTES DA ENTRADA EM VIGOR DESSAS NORMAS, AS SACOLAS ERAM OFERECIDAS GRATUITAMENTE AOS CONSUMIDORES.
OS EMPRESÁRIOS NÃO PODEM TRANSFERIR A RESPONSABILIDADE IMPOSTA PELA LEGISLAÇÃO AOS CONSUMIDORES. É INEGÁVEL QUE OS CONSUMIDORES NECESSITAM DAS SACOLAS PARA TRANSPORTAR SUAS COMPRAS, DESSA MANEIRA OS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS DEVEM FORNECER DE FORMA GRATUITA COMO ERA ANTERIORMENTE.
TRATA-SE DE OBRIGAÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS EMBALAR OS PRODUTOS VENDIDOS NO VAREJO COM SACOLAS OU OUTRAS EMBALAGENS ECOLOGICAMENTE CORRETAS SEM GERAR QUALQUER ÔNUS PARA O CONSUMIDOR.
NESSE SENTIDO, É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PROIBIR A COMERCIALIZAÇÃO DAS SACOLAS BIODEGRADÁVEIS, DE PAPEL OU DE QUALQUER OUTRO MATERIAL QUE NÃO POLUA O MEIO AMBIENTE PARA EMBALAGEM E TRANSPORTE DE PRODUTOS ADQUIRIDOS EM ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
07/04/2025 13:20:44     CADASTRADO  CADASTRADO 
08/04/2025 12:04:11     SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA 
09/04/2025 11:06:04     AGUARDANDO PAUTA  EM TRAMITAÇÃO 
09/04/2025 16:01:39 PAUTA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 15/04/2025 mais EXPEDIENTE  PAUTA  EXPEDIENTE 
15/04/2025 10:30:00     MATÉRIA LIDA  EM TRAMITAÇÃO 
15/04/2025 10:32:00     ENVIADO AO SETOR DE LEIS  EM TRAMITAÇÃO 
15/04/2025 14:29:02     ENVIADO AO JURÍDICO  ANÁLISE 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

WELINGTON DE PERES

VEREADOR(A)

PL

Autor

Corpo da matéria

ART. 1º OS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS FICAM EXPRESSAMENTE PROIBIDOS DE COMERCIALIZAR SACOLAS PLÁSTICAS DE MATERIAL BIODEGRADÁVEL, SACOLAS DE PAPEL, OU SACOLAS DE MATERIAL QUE NÃO POLUAM O MEIO AMBIENTE PARA A EMBALAGEM E TRANSPORTE DE PRODUTOS ADQUIRIDOS NO VAREJO OU ATACADO.

PARÁGRAFO ÚNICO. FICAM OS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS OBRIGADOS A FORNECER GRATUITAMENTE EMBALAGEM DE MATERIAL QUE NÃO POLUA O MEIO AMBIENTE PARA O TRANSPORTE DE PRODUTOS ADQUIRIDOS PELOS CONSUMIDORES.

ART. 2° A INOBSERVÂNCIA AO DISPOSTO NESTA LEI ACARRETARÁ AOS INFRATORES AS SEGUINTES PENALIDADES:

I ADVERTÊNCIA, PARA CUMPRIR A OBRIGAÇÃO NO PRAZO DE DEZ DIAS;

II MULTA DE R$ 5.000,00 (CINCO MIL REAIS), NO CASO DE DESATENÇÃO À ADVERTÊNCIA;

III NA PRIMEIRA REINCIDÊNCIA, SERÁ APLICADA MULTA DE R$ 10.000,00 (DEZ MIL REAIS), PODENDO SER AUMENTADA EM CINCO VEZES NO CASO DE REINCIDÊNCIA REITERADA.

PARÁGRAFO ÚNICO. O VALOR DA MULTA SERÁ CORRIGIDO ANUALMENTE PELO ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR AMPLO - IPCA.

ART. 3° A COMPETÊNCIA PARA FISCALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PENALIDADES, EM CASO DE DESCUMPRIMENTO DOS DISPOSITIVOS CONTIDOS NESTA LEI, SERÁ DA SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO, RECEITA E TRIBUTAÇÃO.

ART. 4° ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?