INDICAÇÃO : 1632/2024

Informações da matéria
Autor: ABRAÃO DA MELGIL
Data: 21/10/2024
Visualizações:
Ementa

INDICA A EXMA SRA PREFEITA A REDUÇÃO DA TAXA COBRADA AOS COMERCIANTES SOBRE PAGAMENTOS COM A MOEDA SOCIAL SAQUÁ, ATUALMENTE FIXADA EM 2%, COM O OBJETIVO DE INCENTIVAR A ADESÃO AO PROGRAMA E FORTALECER O COMÉRCIO LOCAL.

Justificativa

A MOEDA SAQUÁ TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ESTIMULAR O COMÉRCIO LOCAL E PROMOVER O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL DE SAQUAREMA. CONTUDO, A TAXA ATUAL DE 2% APLICADA AOS COMERCIANTES QUE ACEITAM ESSA FORMA DE PAGAMENTO PODE SER UM DESINCENTIVO PARA A ADOÇÃO DO PROGRAMA POR PARTE DE PEQUENOS E MÉDIOS EMPRESÁRIOS, ESPECIALMENTE EM UM CONTEXTO DE RECUPERAÇÃO ECONÔMICA.

EM OUTROS MUNICÍPIOS COM PROGRAMAS SEMELHANTES, COMO EM MARICÁ COM A MOEDA MUMBUCA, A TAXA COBRADA AOS COMERCIANTES É SIGNIFICATIVAMENTE MENOR, FIXADA EM 0,5% POR TRANSAÇÃO. ESSE DIFERENCIAL TEM PERMITIDO UMA MAIOR ADESÃO AO PROGRAMA POR PARTE DOS COMERCIANTES, INCENTIVANDO O USO DA MOEDA SOCIAL E FORTALECENDO AINDA MAIS O COMÉRCIO LOCAL.

ARGUMENTOS EM FAVOR DA REDUÇÃO:

INCENTIVO À ADOÇÃO DA MOEDA SOCIAL:

COM UMA TAXA REDUZIDA, MAIS COMERCIANTES ESTARÃO DISPOSTOS A ACEITAR A MOEDA SAQUÁ COMO FORMA DE PAGAMENTO, AUMENTANDO A CIRCULAÇÃO DA MOEDA NO MUNICÍPIO E O NÚMERO DE TRANSAÇÕES REALIZADAS COM ESSE MEIO.

FORTALECIMENTO DO COMÉRCIO LOCAL:

COM UMA MAIOR ADESÃO DOS COMERCIANTES, O FLUXO DE RECURSOS MOVIMENTADOS NA ECONOMIA LOCAL AUMENTARÁ, GERANDO BENEFÍCIOS DIRETOS PARA A COMUNIDADE E CONSOLIDANDO A MOEDA SAQUÁ COMO UMA FERRAMENTA DE INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.

COMPETITIVIDADE COM OUTROS MUNICÍPIOS:

A REDUÇÃO DA TAXA PERMITIRÁ QUE SAQUAREMA SE ALINHE A PRÁTICAS MAIS COMPETITIVAS, COMO AS DE MARICÁ, ONDE A BAIXA TAXA SOBRE A MOEDA MUMBUCA TEM RESULTADO EM UMA AMPLA ACEITAÇÃO DO PROGRAMA POR COMERCIANTES E CONSUMIDORES.

APOIO AOS PEQUENOS NEGÓCIOS:

PEQUENOS E MÉDIOS EMPRESÁRIOS, QUE MUITAS VEZES JÁ OPERAM COM MARGENS DE LUCRO APERTADAS, SERÃO ESPECIALMENTE BENEFICIADOS COM A REDUÇÃO DA TAXA, PERMITINDO QUE MANTENHAM SUA COMPETITIVIDADE SEM SACRIFICAR PARTE SIGNIFICATIVA DE SUA RECEITA.

CONCLUSÃO:

DIANTE DA IMPORTÂNCIA DE FOMENTAR O USO DA MOEDA SAQUÁ NO MUNICÍPIO E OS IMPACTOS POSITIVOS QUE UMA REDUÇÃO DA TAXA PODE TRAZER PARA O COMÉRCIO LOCAL E PARA A ECONOMIA DE SAQUAREMA COMO UM TODO, SOLICITO QUE SEJA ESTUDADA A POSSIBILIDADE DE REDUZIR A TAXA DE 2% ATUALMENTE COBRADA AOS COMERCIANTES, TORNANDO-A MAIS COMPETITIVA E ATRATIVA, CONFORME O MODELO ADOTADO EM OUTROS MUNICÍPIOS.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
21/10/2024 09:00:00     CADASTRADO  CADASTRADO 
21/10/2024 09:00:01     SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA 
22/10/2024 09:00:02     AGUARDANDO PAUTA  EM TRAMITAÇÃO 
05/11/2024 09:00:03 PAUTA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 12/11/2024 mais EXPEDIENTE  PAUTA  EXPEDIENTE 
12/11/2024 09:00:04     ENVIADO AO PREFEITO(A)  PARA CIÊNCIA 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

ABRAÃO DA MELGIL

VEREADOR(A)

UNIÃO

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Excelência Poder Executivo

Prefeita Municipal de Saquarema

Saquarema

Corpo da matéria

INDICA A EXMA SRA PREFEITA A REDUÇÃO DA TAXA COBRADA AOS COMERCIANTES SOBRE PAGAMENTOS COM A MOEDA SOCIAL SAQUÁ, ATUALMENTE FIXADA EM 2%, COM O OBJETIVO DE INCENTIVAR A ADESÃO AO PROGRAMA E FORTALECER O COMÉRCIO LOCAL.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?