INDICAÇÃO : 1411/2024

Informações da matéria
Autor: ADRIANA DE VANDER
Data: 02/09/2024
Visualizações:
Ementa

INDICA A EXMA. SRA. PREFEITA QUE VERIFIQUE A POSSIBILIDADE, JUNTAMENTE COM A SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, DE INSTITUIR A OBRIGATORIEDADE DE DESTINAÇÃO DE ÔNIBUS EXCLUSIVO PARA MULHERES "ÔNIBUS LILÁS" NO MUNICÍPIO DE SAQUAREMA.

Justificativa

A INDICAÇÃO LEGISLATIVA ORA APRESENTADO MOSTRA-SE OPORTUNO PORQUE BUSCA ENFRENTAR UMA TRISTE REALIDADE VIVIDA COTIDIANAMENTE PELAS MULHERES: O ASSÉDIO NO TRANSPORTE PÚBLICO. NÃO SÃO POUCOS OS RELATOS DAQUELAS QUE FORAM VÍTIMAS DESSE CRIME. ISSO PORQUE, NO BRASIL, A CADA QUATRO MULHERES, UMA JÁ PASSOU POR IMPORTUNAÇÃO OU ASSÉDIO SEXUAL DENTRO DO TRANSPORTE PÚBLICO. É O QUE MOSTRA A PESQUISA "PERCEPÇÕES SOBRE CONTROLE, ASSÉDIO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: VIVÊNCIAS E PRÁTICAS", DO INSTITUTO PATRÍCIA GALVÃO, QUE OUVIU MULHERES E HOMENS SOBRE O ASSUNTO. O LEVANTAMENTO APONTA QUE 45% DAS MULHERES RELATARAM TER TIDO O CORPO TOCADO SEM SEU CONSENTIMENTO, EM LOCAL PÚBLICO, MAS APENAS 5% DOS HOMENS ADMITEM QUE JÁ FIZERAM ISSO. OUTRO DADO AINDA MOSTRA QUE 31% DELAS JÁ SOFRERAM TENTATIVA DE ABUSO SEXUAL E MAIS DE 40% FORAM AGREDIDAS OU XINGADAS POR SIMPLESMENTE DIZEREM NÃO A UMA INVESTIDA. NÃO SE PODE DEIXAR DE CONSIDERAR TAMBÉM O FATO DE QUE, MUITAS VEZES, OS CRIMES MENCIONADOS NÃO SÃO REPORTADOS ÀS AUTORIDADES, O QUE TORNA UM DESAFIO COMBATÊ-LOS ADEQUADAMENTE E PROVOCA MAIOR SENSAÇÃO DE IMPUNIDADE, CONTRIBUINDO PARA A PERMANÊNCIA DE UM CÍRCULO VICIOSO E DANOSO DE VIOLÊNCIA CONTRA CORPOS FEMININOS. DESSA FORMA, POR SER UM PROBLEMA DIFÍCIL DE SER CONTORNADO NO MOMENTO, JÁ QUE ACONTECE EM LOCAIS LOTADOS E HÁ MAIOR DIFICULDADE EM SE COMPROVAR O DELITO, UMA ALTERNATIVA VIÁVEL É CRIAR UM ESPAÇO ESPECÍFICO PARA QUE AS MULHERES FAÇAM SUAS VIAGENS SEM O RISCO DE SE TORNAREM ALVOS DE APROVEITADORES. ASSIM, A SEPARAÇÃO DE ÔNIBUS EXCLUSIVOS PARA O USO DE MULHERES NOS HORÁRIOS DE MAIOR FLUXO CONTRIBUIRÁ PARA O ENFRENTAMENTO DESSE PROBLEMA SEM CAUSAR MAIORES TRANSTORNOS OPERACIONAIS. A PRESENTA MATÉRIA, PORTANTO, TEM POR OBJETIVO GARANTIR O ACESSO DE MULHERES EM ÔNIBUS EXCLUSIVOS E DESESTIMULAR, ATRAVÉS DE MULTA, OS HOMENS QUE SEJAM FLAGRADOS DESCUMPRINDO A EXCLUSIVIDADE. COM ISSO, AQUELES QUE INSISTIREM EM EMBARCAR NO ÔNIBUS EXCLUSIVO FEMININO, PROVOCANDO INDIGNAÇÃO E REPULSA DAS PASSAGEIRAS, SERÁ MULTADO, E A EMPRESA CONCESSIONÁRIA TAMBÉM TERÁ A OBRIGAÇÃO DE RETIRAR O PASSAGEIRO INDESEJÁVEL DO COLETIVO EM QUESTÃO, SOB PENA DE SER IGUALMENTE MULTADA. POR ESSAS RAZÕES, CONTO COM ESTA CASA LEGISLATIVA, SEMPRE SENSÍVEL AOS INTERESSES DA COMUNIDADE, E COM O APOIO DOS MEUS PARES PARA A APROVAÇÃO DESTA INDICAÇÃO LEGISLATIVA.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
02/09/2024 09:00:00     CADASTRADO  CADASTRADO 
02/09/2024 09:00:01     SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA 
03/09/2024 09:00:02     AGUARDANDO PAUTA  EM TRAMITAÇÃO 
14/10/2024 09:00:03 PAUTA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 22/10/2024 mais EXPEDIENTE  PAUTA  EXPEDIENTE 
22/10/2024 09:00:04     ENVIADO AO PREFEITO(A)  PARA CIÊNCIA 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

ADRIANA DE VANDER

VEREADOR(A)

SOLIDARIEDADE

Autor

ADRIANA DE VANDER

VEREADOR(A)

DEM

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Excelência Poder Executivo

Prefeita Municipal de Saquarema

Saquarema

Corpo da matéria

INDICA A EXMA. SRA. PREFEITA QUE VERIFIQUE A POSSIBILIDADE, JUNTAMENTE COM A SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, DE INSTITUIR A OBRIGATORIEDADE DE DESTINAÇÃO DE ÔNIBUS EXCLUSIVO PARA MULHERES "ÔNIBUS LILÁS" NO MUNICÍPIO DE SAQUAREMA.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?