INDICAÇÃO : 266/2024

Informações da matéria
Autor: ELÍSIA RANGEL
Data: 26/02/2024
Visualizações:
Ementa

INDICA A EXMA SRA PREFEITA QUE SEJA PROVIDENCIADO ATRAVÉS DA SECRETARIA COMPETENTE ESTUDE A VIABILIDADE DA IMPLANTAÇÃO DE UMA UNIDADE DO CAPSI (CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO-JUVENIL) NO MUNICÍPIO DE SAQUAREMA

Justificativa

O CAPSI É UM SERVIÇO DE ATENÇÃO DIÁRIA DESTINADO AO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 03 A 18 ANOS INCOMPLETOS , GRAVEMENTE COMPROMETIDOS PSIQUICAMENTE. ESTÃO INCLUÍDOS NESSA CATEGORIA OS PORTADORES DE AUTISMO, PSICOSES, NEUROSES GRAVES E TODOS AQUELES QUE, POR SUA CONDIÇÃO PSÍQUICA, ESTÃO IMPOSSIBILITADOS DE MANTER OU ESTABELECER LAÇOS SOCIAIS. A EXPERIÊNCIA ACUMULADA EM SERVIÇOS QUE JÁ FUNCIONAVAM SEGUNDO A LÓGICA DA ATENÇÃO DIÁRIA INDICA QUE AMPLIAM-SE AS POSSIBILIDADES DO TRATAMENTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUANDO O ATENDIMENTO TEM INÍCIO O MAIS CEDO POSSÍVEL, DEVENDO, PORTANTO, OS CAPSI ESTABELECEREM AS PARCERIAS NECESSÁRIAS COM A REDE DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL LIGADAS AO CUIDADO DA POPULAÇÃO INFANTO-JUVENIL.
OS PRIMEIROS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ESPECÍFICOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, DENOMINADOS CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO-JUVENIL (CAPS I), FORAM IMPLANTADOS A PARTIR DE 2002 COM A FUNÇÃO DE DISPONIBILIZAR A ATENÇÃO COMUNITÁRIA EM SAÚDE MENTAL DE FORMA INTEGRAL ALÉM DE ORGANIZAR UMA REDE DE CUIDADOS EXISTENTES NO SEU TERRITÓRIO DE ABRANGÊNCIA, TORNANDO-SE ELEMENTOS ESTRATÉGICOS NO CUIDADO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNOS MENTAIS.
A ATENÇÃO VOLTADA À SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E SEU RECONHECIMENTO COMO UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA INTEGRANTE DAS AÇÕES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) É RECENTE E TEM SIDO CONSIDERADA COMO UM DOS PRINCIPAIS DESAFIOS DA REFORMA PSIQUIÁTRICA BRASILEIRA.
O MOVIMENTO DA REFORMA PSIQUIÁTRICA, SEDIMENTADO COM A CONSTRUÇÃO DO SUS, E O RECONHECIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE COMO SUJEITOS DE , DIREITOS E RESPONSABILIDADES PELA PROMULGAÇÃO DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) DE 1990, REDEFINIRAM A POSIÇÃO DO ESTADO EM RELAÇÃO À ASSISTÊNCIA E À ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS A TAL POPULAÇÃO. NO ENTANTO, O PLANEJAMENTO DA ASSISTÊNCIA NA ÁREA INFANTIL, PERMANECEU EM SEGUNDO PLANO, QUANDO COMPARADO AOS PROJETOS REFERENTES À ASSISTÊNCIA A ADULTOS. ENTÃO, OFICIALIZAR A REFORMA PSIQUIÁTRICA EM AÇÕES ESPECÍFICAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES É, AO MESMO FAZER VALER SEUS DIREITOS E A CAPACIDADE DE INSTAURAR O NOVO.
O CAPSI REPRESENTA A INSTITUIÇÃO QUE, ALÉM DO SERVIÇO, PROPORCIONA A ESPERANÇA DE QUE AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNOS MENTAIS SEJAM VISTAS COMO SUJEITOS E REINSERIDOS NA SOCIEDADE.
NESTE SENTIDO, SOLICITO AO EXECUTIVO MUNICIPAL QUE, ESTUDE A POSSIBILIDADE DE ATENDER ESTA INDICAÇÃO, PARA IMPLANTAR O CAPSI, EM PARCERIA COM O GOVERNO FEDERAL.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
26/02/2024 09:00:00     CADASTRADO  CADASTRADO 
26/02/2024 09:00:01     SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA 
27/02/2024 09:00:02     AGUARDANDO PAUTA  EM TRAMITAÇÃO 
07/03/2024 09:00:03 PAUTA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 14/03/2024 mais EXPEDIENTE  PAUTA  EXPEDIENTE 
14/03/2024 09:00:04     ENVIADO AO PREFEITO(A)  PARA CIÊNCIA 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

ELÍSIA RANGEL

1º SECRETÁRIO

PSD

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Excelência Poder Executivo

Prefeita Municipal de Saquarema

Saquarema

Corpo da matéria

INDICA A EXMA SRA PREFEITA QUE SEJA PROVIDENCIADO ATRAVÉS DA SECRETARIA COMPETENTE ESTUDE A VIABILIDADE DA IMPLANTAÇÃO DE UMA UNIDADE DO CAPSI (CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO-JUVENIL) NO MUNICÍPIO DE SAQUAREMA

Qual o seu nível de satisfação com essa página?