DISPÕE SOBRE A DESAPROPRIAÇÃO DE BENS IMÓVEIS NÃO REGISTRADOS NOTARIALMENTE, REGULADOS POR MEIO DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA OU CESSÃO DE DIREITOS.
O PRESENTE PROJETO DE LEI TEM COMO OBJETIVO REGULAMENTAR A DESAPROPRIAÇÃO DE BENS IMÓVEIS QUE NÃO POSSUEM REGISTRO NOTARIAL, MAS QUE SÃO FORMALIZADOS POR MEIO DE INSTRUMENTOS DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA OU CESSÃO DE DIREITOS. ESTA PROPOSTA SE FAZ NECESSÁRIA PARA GARANTIR A REGULARIZAÇÃO E A EFETIVAÇÃO DE PROCESSOS EXPROPRIATÓRIOS QUE ATENDAM AO INTERESSE PÚBLICO, ESPECIALMENTE EM ÁREAS EM QUE A AUSÊNCIA DE ESCRITURAS PÚBLICAS DIFICULTA A FORMALIZAÇÃO E O RECONHECIMENTO DA PROPRIEDADE.
O IMPACTO DESSA MEDIDA SERÁ ESPECIALMENTE RELEVANTE PARA BAIRROS MAIS AFASTADOS, ONDE A FALTA DE REGISTROS NOTARIAIS É UMA REALIDADE COTIDIANA. EM DIVERSAS REGIÕES, COMO NOS BAIRROS DE RIO MOLE E MOMBAÇA, A GRANDE MAIORIA DOS IMÓVEIS NÃO POSSUI ESCRITURA PÚBLICA, MAS ESTÁ REGULARMENTE OCUPADA POR MORADORES QUE, EM SUA GRANDE PARTE, NÃO TÊM ACESSO À FORMALIZAÇÃO DE SUA POSSE DEVIDO A QUESTÕES HISTÓRICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS. ESSES BAIRROS, EMBORA APRESENTEM GRANDE POTENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO E SOCIAL, ENFRENTAM ENORMES DIFICULDADES PARA ATRAIR INVESTIMENTOS E PROMOVER MELHORIAS NA INFRAESTRUTURA, DEVIDO À INFORMALIDADE NA POSSE DOS IMÓVEIS.
AO POSSIBILITAR A DESAPROPRIAÇÃO DE ÁREAS NESSES BAIRROS, COM BASE EM INSTRUMENTOS DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA OU CESSÃO DE DIREITOS, ESTE PROJETO VISA REGULARIZAR A SITUAÇÃO FUNDIÁRIA, PERMITINDO QUE OS MORADORES E OCUPANTES DESSAS ÁREAS POSSAM TER ACESSO À PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS, A UM AMBIENTE PROPÍCIO AO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO E UMA INFRAESTRUTURA URBANA ADEQUADA COM PRAÇAS, QUADRAS DE ESPORTE, ÁREAS DE LAZER E AFINS. ALÉM DISSO, A MEDIDA GARANTIRÁ QUE OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE SEJAM RESPEITADOS, PROMOVENDO UMA DISTRIBUIÇÃO MAIS EQUITATIVA DOS RECURSOS E OPORTUNIDADES.
A IMPLEMENTAÇÃO DESTE PROJETO POSSIBILITARÁ, AINDA, A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS À MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA, AO MESMO TEMPO EM QUE RESPEITARÁ OS DIREITOS DOS PROPRIETÁRIOS E OCUPANTES DE BOA-FÉ, ASSEGURANDO-LHES UMA JUSTA INDENIZAÇÃO PELO VALOR DE MERCADO DE SEUS BENS.
PORTANTO, ESTE PROJETO DE LEI É DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA A MODERNIZAÇÃO E O ORDENAMENTO URBANO DE ÁREAS QUE HISTORICAMENTE ENFRENTAM DIFICULDADES EM OBTER REGISTROS FORMAIS DE PROPRIEDADE, TENDO COMO PRINCIPAL BENEFICIÁRIO AS COMUNIDADES QUE VIVEM NOS BAIRROS DE RIO MOLE E MOMBAÇA. A PROPOSTA, AO BUSCAR A EFETIVA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA, CONTRIBUIRÁ PARA O CRESCIMENTO ORDENADO E SUSTENTÁVEL DA CIDADE, ALÉM DE GARANTIR MAIOR JUSTIÇA SOCIAL E INCLUSÃO PARA OS MORADORES DESSAS REGIÕES.
EM RELAÇÃO AO ARTIGO 34 DO DEC.-LEI 3.365/41, A JURISPRUDÊNCIA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA JÁ É CONSOLIDADA NO SENTIDO DE A OPOSIÇÃO TRATADA NESTE ARTIGO SOMENTE PODERÁ ADVIR DE TERCEIROS POSSUIDORES DE OUTRO TÍTULO SUFICIENTE PARA DEMONSTRAR A INCERTEZA QUANTO AO DOMÍNIO DO BEM, NÃO PODENDO SER AJUIZADA OU ATRIBUÍDA A AÇÃO PELO EXPROPRIANTE (RESP 514.803/SP, REL. MIN. ELIANA CALMON, SEGUNDA TURMA, JULGADO EM 10.6.2003, DJ 30.6.2003, P. 233).
ADEMAIS, O MESMO DECRETO LEI 3.365/41, EM SEU ARTIGO SEGUNDO, É CRISTALINO NO SENTIDO DE TODOS OS BENS PODEREM SER DESAPROPRIADOS, MEDIANTE DECLARAÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA.
DIANTE DO EXPOSTO, CONTO COM O APOIO DOS NOBRES COLEGAS PARA A APROVAÇÃO DESTA IMPORTANTE MEDIDA, QUE TRARÁ BENEFÍCIOS SIGNIFICATIVOS À POPULAÇÃO DOS BAIRROS MENCIONADOS E AO MUNICÍPIO COMO UM TODO.
Data | Sessão | Expediente | Fase | Situação |
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20/02/2025 15:14:08 | CADASTRADO | CADASTRADO | ||
20/02/2025 15:52:00 | SECRETARIA PESQUISA | NADA CONSTA | ||
11/03/2025 14:43:57 | AGUARDANDO PAUTA | EM TRAMITAÇÃO | ||
13/03/2025 11:52:50 | PAUTA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 18/03/2025 mais | EXPEDIENTE | PAUTA | EXPEDIENTE |
18/03/2025 10:59:35 | MATÉRIA LIDA | EM TRAMITAÇÃO | ||
18/03/2025 10:59:41 | ENVIADO AO SETOR DE LEIS | EM TRAMITAÇÃO | ||
18/03/2025 14:21:11 | ENVIADO AO JURÍDICO | ANÁLISE |
Nome | Cargo | Orgão |
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Vossa Excelência Poder Executivo |
Prefeita Municipal de Saquarema |
Saquarema |
ARTIGO 1º: ESTA LEI TEM COMO FINALIDADE REGULAMENTAR A DESAPROPRIAÇÃO DE IMÓVEIS QUE NÃO POSSUEM REGISTRO NOTARIAL (ESCRITURA PÚBLICA), MAS QUE SÃO FORMALIZADOS POR MEIO DE INSTRUMENTOS DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA OU CESSÃO DE DIREITOS. O OBJETIVO É GARANTIR A EFETIVAÇÃO DE PROCESSOS EXPROPRIATÓRIOS, ASSEGURANDO A REGULARIDADE E A PROTEÇÃO DOS DIREITOS DOS ENVOLVIDOS, MESMO NA AUSÊNCIA DE REGISTRO OFICIAL. A MEDIDA VISA ASSEGURAR A JUSTA INDENIZAÇÃO E A OBSERVÂNCIA DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE E DA PROPRIEDADE PRIVADA.
ARTIGO 2º: FICA ESTABELECIDA A POSSIBILIDADE LEGAL DE DESAPROPRIAÇÃO DE BENS IMÓVEIS NÃO REGISTRADOS NOTARIALMENTE, PELO MUNICÍPIO, NOS CASOS EM QUE ESTES SEJAM FORMALIZADOS POR MEIO DE INSTRUMENTOS DE:
I – PROMESSA DE COMPRA E VENDA, DESDE QUE DEVIDAMENTE DOCUMENTADA E COM COMPROVAÇÃO DA NEGOCIAÇÃO ENTRE AS PARTES ENVOLVIDAS;
II – CESSÃO DE DIREITOS HEREDITÁRIOS, DESDE QUE O CESSIONÁRIO TENHA POSSE E O EXERCÍCIO DOS DIREITOS SOBRE O BEM EXPROPRIADO, DE FORMA REGULAR E COMPROVADA.
PARÁGRAFO ÚNICO: A DESAPROPRIAÇÃO DE IMÓVEIS REFERIDOS NESTE ARTIGO DEVERÁ RESPEITAR OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE E GARANTIR A JUSTA INDENIZAÇÃO AOS ENVOLVIDOS, CONSIDERANDO O VALOR DA NEGOCIAÇÃO OU DA CESSÃO, CONFORME O CASO.
ARTIGO 3º: A DESAPROPRIAÇÃO DE IMÓVEIS SEM REGISTRO NOTARIAL, CONFORME PREVISTO NESTA LEI, PODERÁ SER REALIZADA PARA FINS DE UTILIDADE PÚBLICA OU INTERESSE SOCIAL, DESDE QUE ESTEJAM PRESENTES OS REQUISITOS LEGAIS E CONSTITUCIONAIS, INCLUINDO A NECESSIDADE PÚBLICA E A COMPROVAÇÃO DA JUSTA CAUSA PARA A EXPROPRIAÇÃO.
ARTIGO 4º: O MUNICÍPIO, AO PROCEDER À DESAPROPRIAÇÃO PREVISTA NESTA LEI, DEVERÁ REALIZAR AVALIAÇÃO PRÉVIA DO BEM, COM BASE EM CRITÉRIOS OBJETIVOS E TRANSPARENTES, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O VALOR DE MERCADO DO IMÓVEL, AS CONDIÇÕES DE NEGOCIAÇÃO PREVIAMENTE ESTABELECIDAS E A COMPENSAÇÃO DE EVENTUAIS BENFEITORIAS REALIZADAS PELOS POSSUIDORES.
ARTIGO 5º: CASO O BEM DESAPROPRIADO SEJA OBJETO DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA, OU DE CESSÃO DE DIREITOS HEREDITÁRIOS, O MUNICÍPIO DEVERÁ GARANTIR AO TITULAR DO DIREITO (PROMITENTE COMPRADOR OU CESSIONÁRIO) A INDENIZAÇÃO CORRESPONDENTE AO VALOR ACORDADO NO RESPECTIVO INSTRUMENTO, OU, NA AUSÊNCIA DE VALOR DEFINIDO, O VALOR DE MERCADO DO IMÓVEL À ÉPOCA DA DESAPROPRIAÇÃO.
ARTIGO 6º: EM QUALQUER CASO DE DESAPROPRIAÇÃO, O MUNICÍPIO DEVERÁ ASSEGURAR A OBSERVÂNCIA DO DIREITO À AMPLA DEFESA E AO CONTRADITÓRIO, PERMITINDO QUE OS ENVOLVIDOS APRESENTEM SEUS ARGUMENTOS, PROVAS E EVENTUAIS IMPUGNAÇÕES AO PROCESSO EXPROPRIATÓRIO, EM CONFORMIDADE COM OS PRINCÍPIOS DO DEVIDO PROCESSO LEGAL.
ARTIGO 7º: O VALOR DA INDENIZAÇÃO A SER PAGA AOS TITULARES DE DIREITOS SOBRE OS BENS DESAPROPRIADOS SERÁ DETERMINADO COM BASE NA AVALIAÇÃO DO IMÓVEL, SENDO ACRESCIDO DE JUROS E CORREÇÃO MONETÁRIA DESDE A DATA DA NOTIFICAÇÃO DA DESAPROPRIAÇÃO ATÉ O EFETIVO PAGAMENTO, CONFORME AS NORMAS LEGAIS APLICÁVEIS.
ARTIGO 8º: ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.