PROJETO DE LEI : 019/2025

Informações da matéria
Autor: PEDRO IVO
Data: 20/02/2025
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Ementa

DISPÕE SOBRE A DESAPROPRIAÇÃO DE BENS IMÓVEIS NÃO REGISTRADOS NOTARIALMENTE, REGULADOS POR MEIO DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA OU CESSÃO DE DIREITOS.

Justificativa

O PRESENTE PROJETO DE LEI TEM COMO OBJETIVO REGULAMENTAR A DESAPROPRIAÇÃO DE BENS IMÓVEIS QUE NÃO POSSUEM REGISTRO NOTARIAL, MAS QUE SÃO FORMALIZADOS POR MEIO DE INSTRUMENTOS DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA OU CESSÃO DE DIREITOS. ESTA PROPOSTA SE FAZ NECESSÁRIA PARA GARANTIR A REGULARIZAÇÃO E A EFETIVAÇÃO DE PROCESSOS EXPROPRIATÓRIOS QUE ATENDAM AO INTERESSE PÚBLICO, ESPECIALMENTE EM ÁREAS EM QUE A AUSÊNCIA DE ESCRITURAS PÚBLICAS DIFICULTA A FORMALIZAÇÃO E O RECONHECIMENTO DA PROPRIEDADE.

O IMPACTO DESSA MEDIDA SERÁ ESPECIALMENTE RELEVANTE PARA BAIRROS MAIS AFASTADOS, ONDE A FALTA DE REGISTROS NOTARIAIS É UMA REALIDADE COTIDIANA. EM DIVERSAS REGIÕES, COMO NOS BAIRROS DE RIO MOLE E MOMBAÇA, A GRANDE MAIORIA DOS IMÓVEIS NÃO POSSUI ESCRITURA PÚBLICA, MAS ESTÁ REGULARMENTE OCUPADA POR MORADORES QUE, EM SUA GRANDE PARTE, NÃO TÊM ACESSO À FORMALIZAÇÃO DE SUA POSSE DEVIDO A QUESTÕES HISTÓRICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS. ESSES BAIRROS, EMBORA APRESENTEM GRANDE POTENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO E SOCIAL, ENFRENTAM ENORMES DIFICULDADES PARA ATRAIR INVESTIMENTOS E PROMOVER MELHORIAS NA INFRAESTRUTURA, DEVIDO À INFORMALIDADE NA POSSE DOS IMÓVEIS.

AO POSSIBILITAR A DESAPROPRIAÇÃO DE ÁREAS NESSES BAIRROS, COM BASE EM INSTRUMENTOS DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA OU CESSÃO DE DIREITOS, ESTE PROJETO VISA REGULARIZAR A SITUAÇÃO FUNDIÁRIA, PERMITINDO QUE OS MORADORES E OCUPANTES DESSAS ÁREAS POSSAM TER ACESSO À PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS, A UM AMBIENTE PROPÍCIO AO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO E UMA INFRAESTRUTURA URBANA ADEQUADA COM PRAÇAS, QUADRAS DE ESPORTE, ÁREAS DE LAZER E AFINS. ALÉM DISSO, A MEDIDA GARANTIRÁ QUE OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE SEJAM RESPEITADOS, PROMOVENDO UMA DISTRIBUIÇÃO MAIS EQUITATIVA DOS RECURSOS E OPORTUNIDADES.

A IMPLEMENTAÇÃO DESTE PROJETO POSSIBILITARÁ, AINDA, A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS À MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA, AO MESMO TEMPO EM QUE RESPEITARÁ OS DIREITOS DOS PROPRIETÁRIOS E OCUPANTES DE BOA-FÉ, ASSEGURANDO-LHES UMA JUSTA INDENIZAÇÃO PELO VALOR DE MERCADO DE SEUS BENS.

PORTANTO, ESTE PROJETO DE LEI É DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA A MODERNIZAÇÃO E O ORDENAMENTO URBANO DE ÁREAS QUE HISTORICAMENTE ENFRENTAM DIFICULDADES EM OBTER REGISTROS FORMAIS DE PROPRIEDADE, TENDO COMO PRINCIPAL BENEFICIÁRIO AS COMUNIDADES QUE VIVEM NOS BAIRROS DE RIO MOLE E MOMBAÇA. A PROPOSTA, AO BUSCAR A EFETIVA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA, CONTRIBUIRÁ PARA O CRESCIMENTO ORDENADO E SUSTENTÁVEL DA CIDADE, ALÉM DE GARANTIR MAIOR JUSTIÇA SOCIAL E INCLUSÃO PARA OS MORADORES DESSAS REGIÕES.

EM RELAÇÃO AO ARTIGO 34 DO DEC.-LEI 3.365/41, A JURISPRUDÊNCIA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA JÁ É CONSOLIDADA NO SENTIDO DE A OPOSIÇÃO TRATADA NESTE ARTIGO SOMENTE PODERÁ ADVIR DE TERCEIROS POSSUIDORES DE OUTRO TÍTULO SUFICIENTE PARA DEMONSTRAR A INCERTEZA QUANTO AO DOMÍNIO DO BEM, NÃO PODENDO SER AJUIZADA OU ATRIBUÍDA A AÇÃO PELO EXPROPRIANTE (RESP 514.803/SP, REL. MIN. ELIANA CALMON, SEGUNDA TURMA, JULGADO EM 10.6.2003, DJ 30.6.2003, P. 233).
ADEMAIS, O MESMO DECRETO LEI 3.365/41, EM SEU ARTIGO SEGUNDO, É CRISTALINO NO SENTIDO DE TODOS OS BENS PODEREM SER DESAPROPRIADOS, MEDIANTE DECLARAÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA.

DIANTE DO EXPOSTO, CONTO COM O APOIO DOS NOBRES COLEGAS PARA A APROVAÇÃO DESTA IMPORTANTE MEDIDA, QUE TRARÁ BENEFÍCIOS SIGNIFICATIVOS À POPULAÇÃO DOS BAIRROS MENCIONADOS E AO MUNICÍPIO COMO UM TODO.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
20/02/2025 15:14:08     CADASTRADO  CADASTRADO 
20/02/2025 15:52:00     SECRETARIA PESQUISA  NADA CONSTA 
11/03/2025 14:43:57     AGUARDANDO PAUTA  EM TRAMITAÇÃO 
13/03/2025 11:52:50 PAUTA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 18/03/2025 mais EXPEDIENTE  PAUTA  EXPEDIENTE 
18/03/2025 10:59:35     MATÉRIA LIDA  EM TRAMITAÇÃO 
18/03/2025 10:59:41     ENVIADO AO SETOR DE LEIS  EM TRAMITAÇÃO 
18/03/2025 14:21:11     ENVIADO AO JURÍDICO  ANÁLISE 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

PEDRO IVO

VEREADOR(A)

PL

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Excelência Poder Executivo

Prefeita Municipal de Saquarema

Saquarema

Corpo da matéria

ARTIGO 1º: ESTA LEI TEM COMO FINALIDADE REGULAMENTAR A DESAPROPRIAÇÃO DE IMÓVEIS QUE NÃO POSSUEM REGISTRO NOTARIAL (ESCRITURA PÚBLICA), MAS QUE SÃO FORMALIZADOS POR MEIO DE INSTRUMENTOS DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA OU CESSÃO DE DIREITOS. O OBJETIVO É GARANTIR A EFETIVAÇÃO DE PROCESSOS EXPROPRIATÓRIOS, ASSEGURANDO A REGULARIDADE E A PROTEÇÃO DOS DIREITOS DOS ENVOLVIDOS, MESMO NA AUSÊNCIA DE REGISTRO OFICIAL. A MEDIDA VISA ASSEGURAR A JUSTA INDENIZAÇÃO E A OBSERVÂNCIA DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE E DA PROPRIEDADE PRIVADA.

ARTIGO 2º: FICA ESTABELECIDA A POSSIBILIDADE LEGAL DE DESAPROPRIAÇÃO DE BENS IMÓVEIS NÃO REGISTRADOS NOTARIALMENTE, PELO MUNICÍPIO, NOS CASOS EM QUE ESTES SEJAM FORMALIZADOS POR MEIO DE INSTRUMENTOS DE:

I PROMESSA DE COMPRA E VENDA, DESDE QUE DEVIDAMENTE DOCUMENTADA E COM COMPROVAÇÃO DA NEGOCIAÇÃO ENTRE AS PARTES ENVOLVIDAS;

II CESSÃO DE DIREITOS HEREDITÁRIOS, DESDE QUE O CESSIONÁRIO TENHA POSSE E O EXERCÍCIO DOS DIREITOS SOBRE O BEM EXPROPRIADO, DE FORMA REGULAR E COMPROVADA.

PARÁGRAFO ÚNICO: A DESAPROPRIAÇÃO DE IMÓVEIS REFERIDOS NESTE ARTIGO DEVERÁ RESPEITAR OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE E GARANTIR A JUSTA INDENIZAÇÃO AOS ENVOLVIDOS, CONSIDERANDO O VALOR DA NEGOCIAÇÃO OU DA CESSÃO, CONFORME O CASO.

ARTIGO 3º: A DESAPROPRIAÇÃO DE IMÓVEIS SEM REGISTRO NOTARIAL, CONFORME PREVISTO NESTA LEI, PODERÁ SER REALIZADA PARA FINS DE UTILIDADE PÚBLICA OU INTERESSE SOCIAL, DESDE QUE ESTEJAM PRESENTES OS REQUISITOS LEGAIS E CONSTITUCIONAIS, INCLUINDO A NECESSIDADE PÚBLICA E A COMPROVAÇÃO DA JUSTA CAUSA PARA A EXPROPRIAÇÃO.

ARTIGO 4º: O MUNICÍPIO, AO PROCEDER À DESAPROPRIAÇÃO PREVISTA NESTA LEI, DEVERÁ REALIZAR AVALIAÇÃO PRÉVIA DO BEM, COM BASE EM CRITÉRIOS OBJETIVOS E TRANSPARENTES, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O VALOR DE MERCADO DO IMÓVEL, AS CONDIÇÕES DE NEGOCIAÇÃO PREVIAMENTE ESTABELECIDAS E A COMPENSAÇÃO DE EVENTUAIS BENFEITORIAS REALIZADAS PELOS POSSUIDORES.

ARTIGO 5º: CASO O BEM DESAPROPRIADO SEJA OBJETO DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA, OU DE CESSÃO DE DIREITOS HEREDITÁRIOS, O MUNICÍPIO DEVERÁ GARANTIR AO TITULAR DO DIREITO (PROMITENTE COMPRADOR OU CESSIONÁRIO) A INDENIZAÇÃO CORRESPONDENTE AO VALOR ACORDADO NO RESPECTIVO INSTRUMENTO, OU, NA AUSÊNCIA DE VALOR DEFINIDO, O VALOR DE MERCADO DO IMÓVEL À ÉPOCA DA DESAPROPRIAÇÃO.

ARTIGO 6º: EM QUALQUER CASO DE DESAPROPRIAÇÃO, O MUNICÍPIO DEVERÁ ASSEGURAR A OBSERVÂNCIA DO DIREITO À AMPLA DEFESA E AO CONTRADITÓRIO, PERMITINDO QUE OS ENVOLVIDOS APRESENTEM SEUS ARGUMENTOS, PROVAS E EVENTUAIS IMPUGNAÇÕES AO PROCESSO EXPROPRIATÓRIO, EM CONFORMIDADE COM OS PRINCÍPIOS DO DEVIDO PROCESSO LEGAL.

ARTIGO 7º: O VALOR DA INDENIZAÇÃO A SER PAGA AOS TITULARES DE DIREITOS SOBRE OS BENS DESAPROPRIADOS SERÁ DETERMINADO COM BASE NA AVALIAÇÃO DO IMÓVEL, SENDO ACRESCIDO DE JUROS E CORREÇÃO MONETÁRIA DESDE A DATA DA NOTIFICAÇÃO DA DESAPROPRIAÇÃO ATÉ O EFETIVO PAGAMENTO, CONFORME AS NORMAS LEGAIS APLICÁVEIS.

ARTIGO 8º: ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

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